Home
SM
PANTANAL | Cultura

O trabalho com o gado deu origem a uma riquíssima cultura regional, mestiça da portuguesa, da indígena e da paraguaia.

O trabalho com o gado bovino, introduzido na região há mais de duzentos anos, é a principal atividade econômica do Pantanal, facilitada pelas vastas pastagens naturais e pela água levemente salgada, ideal para estes animais.

Esta atividade marcou profundamente a paisagem, os costumes e a alma do homem pantaneiro, dando origem a uma riquíssima cultura regional, mestiça da portuguesa, da indígena e da paraguaia.

São comuns na região as competições de laço, as rodas de tereré e as comitivas de gado, em que peões conduzem boiadas de milhares de cabeças pelo Pantanal, tendo no cavalo uma extensão do corpo.

Ao som das violas regionais, histórias “da onça” e de assombrações alegram as noites em volta da fogueira, fartas em churrasco de gado ou de peixes da água doce.

SB

CULTURA PANTANEIRA

QUEBRA TORTO
É o primeiro alimento do dia do peão pantaneiro, consumido antes de começar a lida com o gado. Altamente energético, consiste normalmente em café com pão e arroz de carreteiro, entre outros alimentos.

RODAS DE TERERÉ
O tereré é um chá gelado, feito com folhas verdes da erva-mate, árvore característica do centro-oeste do Brasil. É bebido em guampas, típico copo comprido, feito de chifre de boi. O tereré é tomado a qualquer momento, mas especialmente ao fim da tarde, em rodas de conversa entre peões, amigos ou famílias.

FESTA DO LAÇO
Um dos mais importantes eventos da cultura pantaneira, a Festa do Laço é promovida em datas diferentes por diversas fazendas da região. Reúne peões que, vestidos a caráter, participam de competições de laço e rodas de violeiros, entre outras atrações.

CHURRASCO PANTANEIRO
O churrasco é um dos pratos mais tradicionais do Pantanal. Ele consiste de grandes peças de carne bovina em diversos cortes, servidas pelos campeiros em longos espetos de madeira. Também é comum o churrasco com peixes da água doce típicos da região, como o pacú e o pintado.

Caiman
POUSADA CAIMAN – Pantanal Estância Caiman, S/N
Zona Rural – Miranda - MS - CEP: 79380-000
Telefone/Fax: +55 67 3242-1450
CENTRAL DE RESERVAS – São Paulo
Telefone: +55 11 3706-1800 | Fax: +55 11 3706-1808
Caiman
© Copyright 2016 - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito.
DZ - Du Zupanni
SM - Samuel Melim
SB - Sidney Bloch
TR - Thiago Rocha
ZP - Zapa
Fotografia (créditos)
. Site by Miss Lily.

Caiman

Refúgio Ecológico

Acomodações

Reservas

Pantanal
Caiman Refúgio Ecológico
Caiman Refúgio Ecológico Caiman