Home
SM
Estância Caiman

A Miranda Estância, uma tradicional fazenda de criação de gado fundada em 1910 por investidores ingleses, deu origem à atual Estância Caiman.

Caiman
Caiman

A Miranda Estância, uma tradicional fazenda de criação de gado fundada em 1910 por investidores ingleses, deu origem à atual Estância Caiman. A estância maneja atualmente cerca de 35 mil cabeças de gado, em campos de pastagem naturais, buscando a melhor integração possível entre o gado e a natureza. Este trabalho está aberto à visitação e pode ser acompanhado de perto pelos viajantes interessados.

Nossa vila de moradores abriga 180 pessoas, entre funcionários e seus familiares, que se dividem entre as atividades da pousada e da estância. Além de contar com escola, assistência médica e odontológica e toda a infraestrutura necessária, todos os funcionários são treinados e comprometidos com o programa socioambiental do REC.

A grande vocação do Pantanal vem sendo a pecuária há mais de 250 anos, mantendo tradições de manejo de gado e da natureza de forma a proteger os pulsos de inundação entre as estações de seca e cheia. Sustentabilidade é uma palavra nova para uma costume antigo no Pantanal. As boas práticas sociais, ambientais e de manejo do gado praticadas pelos pantaneiros favoreceram o cuidado com a natureza e hoje com aproximadamente 80% de sua cobertura vegetal, o Pantanal é o bioma mais bem conservado no Brasil.

O Refúgio Ecológico Caiman foca seus esforços em ser um modelo de gestão de propriedade privada no Pantanal. Com rica história datando desde 1910, a fazenda explorou a criação de gado como atividade de forma extensiva por mais de 70 anos e a maior parte da propriedade encontrava-se totalmente conservada. Em 1985 o atual proprietário deu início ao seu projeto pessoal: garantir que a paisagem que frequentou durante toda sua vida fosse conservada e fazer da Caiman um modelo por meio do qual o Pantanal se tornasse conhecido como destino turístico. Seu projeto de novo modelo econômico, social e ambiental abrangia desenvolvimento de pesquisas sobre capacidade suporte de gado na propriedade, mas também sobre fauna e flora nativas, assim como o desenvolvimento de uma pousada com foco em observação da natureza, inspirado nos safaris africanos. Por essa razão a Caiman é um destino de ecoturismo que também maneja gado, com o objetivo maior de garantir sua sustentabilidade a longo prazo através da conservação da biodiversidade.

Caiman

A pecuária é um negócio muito bem estabelecido e forte que fornece sustentabilidade econômica à propriedade, formata a rica cultura pantaneira do destino e permite o desenvolvimento de novas atividades como o ecoturismo e a pesquisa. Em contrapartida, o ecoturismo cria novas formas de um novo empreendimento, oferece novas oportunidades de trabalho, aumenta a qualidade de vida e torna o Pantanal visível ao mundo, valorizando sua natureza, seu povo e suas tradições. Essa relação econômica e de convivência entre a pecuária e o ecoturismo sempre esteve repleta de desafios e a Caiman vem apresentando grandes resultados positivos, impulsionados por esses e por novos desafios.


1. Pecuária: menos impacto e mais produtividade.
2. Turismo Ecológico: Aproveitando o que o Pantanal tem de melhor para oferecer, criando nova mentalidade e empregos em amviente dominado pela “cultura do gado”
3. Pesquisa/Reserva Ambiental: garantindo proteção e conhecimento da biodiversidade e o seu potencial para o desenvolvimento do Pantanal.

Caiman
POUSADA CAIMAN – Pantanal Estância Caiman, S/N
Zona Rural – Miranda - MS - CEP: 79380-000
Telefone/Fax: +55 67 3242-1450
CENTRAL DE RESERVAS – São Paulo
Telefone: +55 11 3706-1800 | Fax: +55 11 3706-1808
Caiman
© Copyright 2016 - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito.
DZ - Du Zupanni
SM - Samuel Melim
SB - Sidney Bloch
TR - Thiago Rocha
ZP - Zapa
Fotografia (créditos)
. Site by Miss Lily.

Caiman

Refúgio Ecológico

Acomodações

Reservas

Pantanal
Caiman Refúgio Ecológico
Caiman Refúgio Ecológico Caiman