Home
SM
PANTANAL | FAUNA

O Pantanal é o habitat da maior concentração de fauna do continente americano.

A paisagem pantaneira se define por um extraordinário regime de águas, que produz estações bem marcadas, num ciclo exuberante que se renova a cada ano.

A abundância de ambientes aquáticos do Pantanal possibilita a concentração de uma exuberante fauna aquática, formada por enormes populações de caramujos, crustáceos, anfíbios e peixes.

Estes, por sua vez, atraem e sustentam predadores cada vez maiores, como aves, répteis e mamíferos, numa cadeia alimentar megadiversa que constitui a maior concentração de fauna do continente americano.



Anterior
Próxima
SM
Caiman
ZP
Caiman
ZP
Caiman
ZP
Caiman

Localizado na confluência de diferentes biomas brasileiros, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, o Pantanal atrai a seus campos alagados a mais abundante avifauna da América do Sul.

Pela localização central e a abundância de ambientes aquáticos, constitui importante sítio reprodutivo para diversas espécies de aves, além de estratégico ponto de parada para aves migratórias, acolhendo tanto aves dos biomas vizinhos como migrantes entre os hemisférios Norte e Sul.

Durante todo o ano, imensos bandos se concentram às margens dos rios, lagoas e baías, atraídos pela fartura de peixes, caramujos e pequenos crustáceos.

Na época da reprodução, numerosas espécies constroem seus ninhos às margens dos rios, dando origem a exuberantes ninhais, que se destacam na paisagem. Ao nascer do sol e ao poente, um dos mais fascinantes espetáculos pantaneiros é observar seu retorno aos dormitórios, em grandes revoadas.

Faça o download da lista de 359 espécies de aves que ocorrem no Refúgio Ecológico Caiman.

Anterior
Próxima
SM
Caiman
ZP
Caiman
ZP
Caiman
ZP
Caiman
SM

BIODIVERSIDADE

Segundo a organização WWF – Brasil, já foram identificadas no Pantanal:

• 1700 espécies de plantas
• mais de 400 espécies de peixes
• 80 espécies de mamíferos
• mais de 1100 espécies de borboletas
• 656 espécies de aves

Fonte: Aves Migratórias do Pantanal. Coord.: Inês Serrano. Brasília: WWF, 2008.

SM

OBSERVAÇÃO DE AVES

A observação de aves é uma das atividades mais atraentes do Pantanal. Por isso, sua identificação é um dos principais requisitos de nossos guias naturalistas.

Em toda a área do Refúgio Ecológico Caiman já foram observadas 359 espécies. Embora a diversidade varie conforme as estações, uma estadia típica, de cinco dias e quatro noites, geralmente possibilita a chance de observar entre 180 e 200 espécies diferentes de aves.

Melhores épocas
A diversidade de espécies de aves é extraordinária no Pantanal durante todo o ano, mas elas são ainda mais numerosas nos seguintes períodos:

FEVEREIRO A JUNHO
Quando as águas estão baixas e as aves se concentram às margens de lagoas e baías em busca de alimento.

SETEMBRO E NOVEMBRO
Quando a maior parte das aves entra em seu período de reprodução, construindo imensos ninhais às margens das baías.

Caiman
POUSADA CAIMAN – Pantanal
Estância Caiman, S/N
Zona Rural – Miranda - MS - CEP: 79380-000
Telefone/Fax: +55 67 3242-1450
CENTRAL DE RESERVAS – São Paulo
Telefone: +55 11 3706-1800 | Fax: +55 11 3706-1808
Caiman
© Copyright 2016 - POUSADA CAIMAN. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito.
DZ - Du Zupanni
SM - Samuel Melim
SB - Sidney Bloch
TR - Thiago Rocha
ZP - Zapa
Fotografia (créditos)
. Site by Miss Lily.

Caiman

Refúgio Ecológico

Acomodações

Reservas

Pantanal
Caiman Refúgio Ecológico
Caiman Refúgio Ecológico Caiman