Caiman
Home
A Festa do Laço:Cultura e Conservação em cena no palco


Em julho de 2011 o Refúgio Ecológico Caiman realizou a 18a Festa do Laço, um evento que expressa a cultura pantaneira e reafirma anualmente a importância dessa cultura, celebrada pela comunidade da região e demonstrada a todos os visitantes.

O momento da laçada.

São mais de 30 equipes de peões vindas de diversas fazendas da região que apreciam por 3 dias os costumes e tradições do peão pantaneiro, danças e comidas típicas, como o arroz carreteiro e o famoso churrasco do Pantanal. As equipes são formadas por 5 peões e ganha a equipe que fizer mais “armadas” positivas, nome de cada tentativa de jogar o laço ao redor dos chifres do boi.

Além do laço comprido, ocorre a disputada dança da cadeira, onde os participantes devem trotar com seus cavalos em torno de uma roda de cadeiras até a música parar, momento que devem descer dos cavalos e escolher uma cadeira. No segundo dia, as provas de baliza e tambor durante a tarde dão lugar ao baile e à dança de quadrilha ao anoitecer.

Dança de quadrilha

Aliada à tradição cultural, a conservação do meio ambiente ganha mais espaço a cada ano na Festa do Laço. Em 2011, visitantes notáveis estavam presentes, como o prefeito da cidade de Miranda e o governador do estado de Mato Grosso do Sul, além dos representantes das ong’s SOS Mata Atlântica e SOS Pantanal. Nesse contexto, foi lançada a Expedição Pantanal, que mapeará iniciativas que promovam a sustentabilidade da região e as boas práticas ambientais, sociais e econômicas, avaliando e apresentando essas iniciativas à sociedade. São diversas viagens organizadas pela SOS Pantanal, instituto com a missão de promover e informar o diálogo de sustentabilidade no Pantanal. Foi com grande orgulho que o Refúgio Ecológico Caiman serviu como palco para esses eventos entrarem em cena.

Autor: Helder (gestor ambiental)

Fotos: Tiago Degaspari

COMPARTILHE
Addthis
Twitter
Google Plus
Facebook

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caiman
POUSADA CAIMAN – Pantanal Estância Caiman, S/N
Zona Rural – Miranda - MS - CEP: 79380-000
Telefone/Fax: +55 67 3242-1450
CENTRAL DE RESERVAS – São Paulo
Telefone: +55 11 3706-1800 | Fax: +55 11 3706-1808
Caiman
© Copyright 2016 - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito.
DZ - Du Zupanni
SM - Samuel Melim
SB - Sidney Bloch
TR - Thiago Rocha
ZP - Zapa
Fotografia (créditos)
. Site by Miss Lily.

Caiman

Refúgio Ecológico

Acomodações

Reservas

Pantanal
Caiman Refúgio Ecológico
Caiman Refúgio Ecológico Caiman