Caiman
Home
O Pantaneiro e a Cheia Histórica de 2011


A cultura pantaneira baseada na pecuária protege o Pantanal há mais de 200 anos. Aprender isso é primordial para entender que, quando se fala em conservação do meio-ambiente, o equilíbrio é fundamental e não há necessidade de radicalismos.

O homem e a natureza.

Na prática foi possível comprovar essa afirmação durante a Cheia Histórica de 2011. A experiência de manejo de gado do homem pantaneiro foi o que determinou a saúde e a sobrevivência do gado durante as adversidades dessa estação. Com muita destreza, há alguns meses, lotes de gado foram retirados das áreas mais baixas da fazenda. A sabedoria do homem pantaneiro percebe os sinais que a natureza nos dá, fazendo com que a cultura local respeite a vontade e força do meio-ambiente.

A tomada de decisão do Gerente da fazenda foi fundamental no sucesso.

Antes que as águas subissem a níveis preocupantes para o gado, o Refúgio Ecológico Caiman manejou seus bois rapidamente pelos campos da fazenda e, quando a cheia se mostrou como nunca vista antes, os peões já estavam finalizando o transporte dos últimos lotes.

O conhecimento do homem pantaneiro protege o gado e o Pantanal, o bioma mais bem conservado do Brasil, pois não há necessidade de desmatamento para se manter a pecuária, com a utilização de pastos nativos em associação com pastos exóticos. Com apenas a troca da grama, as Matas de Cordilheira e os Capões são protegidos, a fauna se mantém em todos os habitats do Pantanal e a família pantaneira vive entre onças, piúvas, bois, araras, festas de laço e jacarés, tornando real alguns passos rumo à sustentabilidade.

O gado pelos campos alagados do Refúgio Ecológico Caiman.

Autor: Helder (gestor ambiental)

COMPARTILHE
Addthis
Twitter
Google Plus
Facebook

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caiman
POUSADA CAIMAN – Pantanal Estância Caiman, S/N
Zona Rural – Miranda - MS - CEP: 79380-000
Telefone/Fax: +55 67 3242-1450
CENTRAL DE RESERVAS – São Paulo
Telefone: +55 11 3706-1800 | Fax: +55 11 3706-1808
Caiman
© Copyright 2016 - REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito.
DZ - Du Zupanni
SM - Samuel Melim
SB - Sidney Bloch
TR - Thiago Rocha
ZP - Zapa
Fotografia (créditos)
. Site by Miss Lily.

Caiman

Refúgio Ecológico

Acomodações

Reservas

Pantanal
Caiman Refúgio Ecológico
Caiman Refúgio Ecológico Caiman