HB - Jacarés - Caimans

Refúgio Ecológico Caiman

A natureza e a cultura
pantaneiras em uma fazenda
de 53 mil hectares no coração
da América do Sul.
vista do alto

O Refúgio Ecológico Caiman se localiza em uma fazenda de 53 mil hectares na pequena cidade de Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense. Neste cenário grandioso, o Refúgio Ecológico Caiman desenvolve três importantes atividades:

POUSADA CAIMAN

A Pousada Caiman foi criada em 1985, como a primeira operação de ecoturismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Desde então, tem por objetivo criar e oferecer aos viajantes uma base para a integração com a natureza e a cultura pantaneiras, sempre visando a excelência nos serviços de hospedagem e gastronomia.

É composta por duas pousadas – a Cordilheira e a Baiazinha – com operações totalmente independentes e separadas por 22 km de distância.

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

O Refúgio Ecológico Caiman desenvolve um importante Programa de Conservação da Natureza, reconhecido nacional e internacionalmente, que consiste na manutenção de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural em uma área de 5,6 mil hectares e no apoio a diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies, desenvolvidos em toda a área da fazenda.

Além disso, a conservação da natureza é um valor incorporado à operação da pousada, que desenvolve projetos como o Caiman Recicla, de coleta e separação do lixo reciclável em toda a propriedade, e atividades de educação ambiental para os funcionários, entre outras práticas.

ESTÂNCIA CAIMAN

A Miranda Estância, uma tradicional fazenda de criação de gado fundada em 1910 por
investidores ingleses, deu origem à atual Estância Caiman. Ela maneja atualmente cerca de 35 mil cabeças de gado, em campos de pastagem naturais, buscando a melhor integração possível entre o gado e a natureza. Este trabalho está aberto à visitação e pode ser acompanhado de perto pelos viajantes interessados.

Nossa vila de moradores abriga 180 pessoas, entre funcionários e seus familiares, que se dividem entre as atividades da pousada e da estância. Além de contar com toda a infraestrutura necessária, escola e assistência médica e odontológica, todos os funcionários são treinados e comprometidos com o programa socioambiental do Refúgio Ecológico Caiman.