Ao longo dos últimos anos, nosso refúgio se tornou referência para publicações e jornalistas do mundo todo, interessados na conservação do Pantanal. Confira algumas das reportagens já publicadas
A Caiman está entre os 50 melhores hotéis do Brasil
A revista Exame criou um ranking com os 50 melhores hotéis do Brasil para mostrar a força do turismo no país, assim como a diversidade de destinos, propostas e experiências, e a Caiman está entre os eleitos. Jornalistas, críticos e influenciadores do setor de turismo e estilo de vida fizeram suas escolhas baseadas em propriedades que se hospedaram ou tiveram algum tipo de relacionamento, em eventos ou reportagens, nos últimos dois anos.
A Caiman entre os melhores safáris do mundo
Com experiência em safáris diversos ao redor do mundo, o jornalista Stephanie Vermillion visitou a Caiman para conferir porque o Pantanal está ganhando cada vez mais notoriedade entre os entusiastas do assunto. Durante uma temporada no nosso refúgio ecológico, o repórter pode entender como um projeto de ecoturismo no Brasil transformou uma propriedade privada no melhor lugar do planeta para avistar onças-pintadas.
Hotéis brasileiros como a Caiman lutam por biomas fundamentais para o planeta
A revista Travel and Leisure, referência internacional na área de turismo, elegeu três lugares do Brasil que estão lutando para salvar seus biomas e a Caiman está entre eles. O jornalista Stanley Stewart visitou o refúgio para mostrar como o turismo ecológico tem sido uma ferramenta fundamental de conservação do Pantanal. A reportagem ainda mostra como a Caiman contribuiu para gerar empregos e mudar a economia da região.
Cada vez mais exigentes, os hóspedes buscam hotéis conscientes e com experiências memoráveis
A reportagem mostra uma tendência crescente no mundo do turismo: a busca dos viajantes por hospedagens que oferecem experiências únicas, relevantes e, de preferência, engajadas com o seu entorno. E a Caiman está entre os exemplos de lugares que despertam a atenção justamente por fazer da natureza e da cultura local seus grandes protagonistas. Mais do que servir de base para projetos pioneiros de conservação, o refúgio ecológico convida os visitantes a se engajarem na luta pela conservação do Pantanal.
Férias na Caiman: paisagens espetaculares, passeios emocionantes e os benefícios do ecoturismo
Um relato detalhado de como é passar uma temporada no oásis de 53 mil hectares que serve de cenário para a Caiman. Do conforto das instalações à imersão na natureza que marca cada um dos passeios, o jornalista Thiago Baltazar conta suas impressões sobre se hospedar na nossa autêntica fazenda pantaneira. Tudo isso, claro, com direito a encontros emocionantes com as centenas de espécies que vivem aqui, incluindo a onça-pintada, o lobo-guará e o veado-catingueiro.
A Caiman como palco de uma experiência off-road que misturou motor, natureza e diversão
O oásis de 53 mil hectares que serve de sede para a Caiman foi o cenário desta reportagem. A equipe visitou o Pantanal a convite da Defender – a ideia era testar os novos off-roads da JLR –, mas a experiência foi muito além do motor. A equipe mergulhou na experiência – dos safáris em busca da onça-pintada às charmosas acomodações da Casa Caiman – para relatar todos os encantos do Pantanal, assim como a importância do trabalho de turismo ecológico oferecido há mais de três décadas aqui na Caiman.
Como o projeto de conservação sediado na Caiman vem transformando a história das onças no Pantanal
Durante uma temporada na Caiman, o jornalista Nicholas DeRenzo mergulhou nos bastidores do Onçafari para entender como a organização em prol das onças-pintadas e seu entorno tem feito do nosso refúgio um dos melhores lugares do mundo para avistar a espécie. Entusiasta do assunto, o repórter embarcou em diversos safáris para entender como funciona o processo de habituação, ferramenta fundamental do turismo de conservação.
A história do nosso guia Wendel, um ex-caçador de onças que se tornou um defensor da espécie
Neste relato emocionante ao site da revista Piauí, Wendel, guia de campo da Caiman, relembra detalhes de sua trajetória e explica como se apaixonou pela conservação das onças-pintadas depois de anos caçando a espécie. Ele cresceu ao lado de peões em uma fazenda no sul da região – naquela época, o animal era visto como uma ameaça para o gado entre os fazendeiros – e hoje fascina os hóspedes do refúgio com todo seu conhecimento e sabedoria da cultura local.
Caiman é destino certeiro para os entusiastas de safáris em busca da vida selvagem do Pantanal, incluindo a famosa onça-pintada
Inspirada em modelos de turismo ecológico bem-sucedidos da África do Sul, a Caiman é referência quando o assunto é safári para avistar onças-pintadas no Brasil – a taxa de avistamento entre os hóspedes foi de 100% no ano passado –, além de outras espécies que formam os “big five” do nosso país. Mais do que oferecer a melhor estrutura de hospedagem do Pantanal, a fazenda serve de sede para iniciativas pioneiras de conservação, caso do Onçafari e do Instituto Arara Azul.
Uma jornada em busca da vida selvagem do Brasil em diferentes biomas, com direito a passagem pela Caiman
Pantanal, Amazônia e Cerrado: a jornalista Lisa Grainger visitou refúgios especiais nestes três biomas brasileiros para conhecer a fundo a vida selvagem do país. Na Caiman, ela acompanhou os biólogos e guias de campo para entender como, por exemplo, o trabalho realizado na Caiman tem aumentado a população de espécies como a onça-pintada e a arara azul.
Um verdadeiro paraíso no Pantanal, a Caiman possui uma reserva onde mais de 500 espécies de animais circulam livremente
A Caiman proporciona experiências realmente inesquecíveis para os viajantes em busca de uma imersão na natureza e na cultura pantaneira. Uma enorme diversidade de animais – onça-pintada, tamanduá-bandeira, anta e tuiuiú incluídos – circula livremente pelos 53 mil hectares desse refúgio ecológico, que ainda oferece uma pousada impecável e uma villa privativa para quem não abre mão de privacidade.
Caiman: uma explosão de biodiversidade no Pantanal
Mais do que embarcar em safáris emocionantes, a jornalista Sarah Marshall fez uma verdadeira imersão nas iniciativas de conservação sediadas aqui na Caiman para entender como elas estão ajudando a mudar a realidade do Pantanal. Tanto é que a reportagem lhe rendeu o prêmio LATA Awards na categoria de melhor artigo de viagem sobre a América Latina para revistas.
A Caiman é um convite para mergulhar em um dos biomas mais fantásticos do mundo, o Pantanal
Que tal fugir da rotina apressada e mergulhar em um dos cenários mais incríveis – e ameaçados – do planeta, o Pantanal? Com 53 mil hectares e áreas destinadas à preservação perpétua do bioma, a Caiman é um refúgio ecológico que serve de lar para centenas de espécies. Para conferir, os viajantes embarcam em safáris ao lado de especialistas e aproveitam todo o conforto e a estrutura entre um passeio e outro.
Vida selvagem abundante, iniciativas sustentáveis e uma pousada deliciosa compõem a experiência da Caiman
Mais do que um hotel, a Caiman é um projeto pioneiro de ecoturismo, dedicado à conservação da cultura, da fauna e da flora do Pantanal. Durante uma temporada aqui no refúgio, a jornalista embarcou em safáris em busca da vida selvagem e conheceu, nas suas próprias palavras, “um Brasil cheio de vida, que dança conforme o ciclo das águas, renasce a cada estação e merece ser reverenciado.”
Cores, texturas e sabores: a Caiman oferece uma experiência multissensorial pelos encantos do Pantanal
O cantarolar dos pássaros, a sinfonia da mata, os tons alaranjados que invadem o céu todos os finais de tarde, o sabor de um suco de guavira. Para a jornalista responsável por esta reportagem, o Pantanal é uma festa para os sentidos e, não importa quantas vezes você volte, há sempre uma surpresa a ser descoberta.
Caiman é eleita pela Afar como uma das melhores viagens internacionais para amantes da vida selvagem
A Afar selecionou os melhores lodges e operadoras sustentáveis e socialmente responsáveis para quem é fã da vida selvagem mundo afora e a Caiman está nesta lista. Entre onças, capivaras e mais uma infinidade de espécies, a jornalista Laura Redman se encantou pela imponência e a cor incrivelmente azul das araras. Outro destaque da matéria é o passeio comandado pelo Instituto Arara Azul, sediado na Caiman e responsável por tirar a espécie da categoria de extinção.
Safáris emocionantes, projetos de conservação e lodges estruturados tornam o Pantanal imperdível
A Caiman é um dos destaques da reportagem que revela os motivos por trás do boom do Pantanal. Há mais de 35 anos, uma fazenda exclusivamente de gado foi transformada para receber turistas e abrigar iniciativas pioneiras em prol da conservação do Pantanal. Hoje, os viajantes hospedados nos 18 quartos da recém-reformada Casa Caiman costumam apreciar a comida pantaneira, as cavalgadas, os safáris e os passeios de caiaque entre jacarés e capivaras ao pôr do sol.
Safáris com onças-pintadas e a melhor hospedagem do Pantanal são destaques na Caiman
A Caiman é um convite para assistir a explosão de biodiversidade do Pantanal com o máximo de conforto. Como cenário, uma fazenda de gado de 1912, que se transformou em um projeto pioneiro de ecoturismo. A Casa Caiman, sua principal pousada, foi reformada para garantir uma experiência ainda mais especial. Duas vezes por dia, os safáris rendem encontros emocionantes com onças-pintadas e araras azuis.
Uma explosão de vida e cores na maior planície inundável do planeta
Da imensidão da fauna aos segredos da culinária local, a reportagem mergulha nos mais diversos encantos do Pantanal. E mostra como a Caiman é a melhor opção de hospedagem para os viajantes que desejam desbravar o destino por terra. Nas palavras da repórter, “uma mistura de aconchego pantaneiro nos aposentos com a imersão na vida selvagem lá fora.”
Viajantes cada vez mais conscientes de suas pegadas são essenciais para que hotéis busquem soluções sustentáveis
A preocupação com a sustentabilidade é uma tendência entre os viajantes e os hotéis buscam iniciativas mais verdes para acompanhar a demanda. Com sua própria reserva destinada à preservação perpétua do Pantanal, a Caiman está entre os refúgios brasileiros que já concentram diversas ações nesse sentido. Há mais de dez anos, o local serve de base para iniciativas de conservação, que realizam aqui suas pesquisas e estudos científicos.
A Caiman é um dos lugares que estão contribuindo para a preservação de ecossistemas delicados – e necessários
Depois de crescer viajando para o Pantanal, o ambientalista Roberto Klabin decidiu transformar a fazenda de sua família em um projeto pioneiro que ajudasse a conservar os cenários que marcaram sua infância. Hoje, a Caiman é considerada uma espécie de laboratório, em que projetos científicos, turismo de observação e pecuária convivem em harmonia.
Três lodges brasileiros compõem o itinerário perfeito para os entusiastas da vida selvagem
Imagine um itinerário pensado nos mínimos detalhes para quem sonha em desbravar a fundo a vida selvagem do Brasil. São três lodges, incluindo a Caiman, em três biomas que oferecem avistamentos de espécies raras em seu habitat natural, além de todo o conforto e estrutura.
Brasileiros (re)descobrem o Pantanal e se surpreendem com a qualidade da experiência oferecida na Caiman
Dos quartos super confortáveis às verdadeiras aulas dos guias que acompanham os safáris, a Caiman foi pensada para oferecer uma experiência pantaneira com charme, conforto e aconchego. E, acima de tudo, mantém viva sua missão de conservar o Pantanal: “Que venham cada vez mais gerações interessadas em arregaçar as mangas e lutar para que o Pantanal não desapareça”, afirma Roberto Klabin, ambientalista e fundador do refúgio, na reportagem.
Roberto Klabin, fundador da Caiman e da SOS Pantanal, fala sobre queimadas e legislação ambiental
Nesta entrevista, o ambientalista Roberto Klabin, fundador da Caiman e das fundações SOS Mata Atlântica e SOS Pantanal, analisa o cenário ambiental brasileiro, a gestão federal nas políticas públicas desta área e seu impacto no clima.
Um time de apaixonados pelo Pantanal se une para formar um corredor ecológico destinado à preservação do bioma
A aquisição de uma fazenda de 34 mil hectares por um grupo de empresários e ambientalistas apaixonados pelo Pantanal iniciou a criação de um corredor ecológico pela preservação. O projeto, apto a promover atividades como turismo ecológico, fomento à pesquisa, criação extensiva de gado e outras atividades como a venda de créditos de carbono, significa a abertura de um novo horizonte para a conservação no Brasil.
A pluralidade da fauna e da flora do Pantanal é um dos destaques da experiência vivida na Caiman
Nossa fauna e flora são inacreditáveis e, ainda assim, menos conhecidas por nós do que as que encontramos em países como África do Sul. Para mostrar aos viajantes que é preciso reverter essa lógica, a jornalista Pimpa Brauen passa uma temporada na Caiman ao lado de onças, araras, antas, jaguatiricas e outras centenas de espécies e relembra a importância de conhecer o Pantanal para, assim, preservá-lo.
Não importam os obstáculos encontrados pelo caminho: a natureza do Pantanal sempre surpreende os viajantes
Mesmo depois de sofrer incêndios severos nos últimos anos, o Pantanal segue como exemplo de resiliência e vê sua natureza florescer, ano após ano. A Caiman, refúgio ecológico com 53 mil hectares, que serve de lar para mais de 500 espécies de animais, é uma excelente pedida para conhecer a fundo os segredos desta terra.